O Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Timothy Dolan, expôs as prioridades que devem guiar os esforços de política pública durante a nova legislatura em uma carta enviada a todos os membros do Congresso norte-americano no dia 14 de janeiro.

A missiva, assinada pelo arcebispo Dolan em nome de todos os bispos, afirma esperar "que este novo Congresso avance no bem comum e na defesa da vida e da dignidade de todos, especialmente das pessoas pobres e vulneráveis, cujas necessidades são fundamentais neste difícil momento de decisões econômicas e políticas".

"Como bispos, aproximamo-nos da política pública não como políticos mas como pastores e pedagogos", acrescenta o texto e recorda que "nossos princípios morais sempre guiaram a nossa experiência cotidiana no cuidado das pessoas famintas e sem lar, oferecendo atenção em matéria de saúde e moradia, educação e assistência aos necessitados".

Os bispos esperam "poder oferecer uma contribuição construtiva e de princípios à discussão nacional sobre os valores e as políticas que determinarão o futuro da nossa nação. Procuramos trabalhar em conjunto com os líderes de nossa nação para promover o bem comum de nossa sociedade".