Após as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro e outros Estados, evento que foi considerado como a maior tragédia ambiental da história do Brasil com um saldo de 717 mortos e mais de 15 mil desabrigados, o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, celebrou uma Eucaristia pedindo por todos os que foram afetados pelas chuvas.

Dom Filippo Santoro presidiu a celebração na Catedral de São Pedro de Alcântara, que teve a presença do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, de autoridades municipais, alguns familiares das vítimas, voluntários e religiosos. A celebração reuniu cerca de 300 pessoas e, como a Catedral fica distante dos bairros mais afetados, não havia um grupo grande de familiares das vítimas.

Durante a celebração, o bispo destacou a ocupação das encostas e a relação do homem com a natureza e lembrou a solidariedade das pessoas após a tragédia.
“Toda a cidade foi afetada, não apenas quem morava lá”, afirmou.

Em declarações à Rádio Vaticano, o prelado disse que esta “é uma situação gravíssima”.
Dom Filippo destaca que essa tragédia poderia ter acontecido “em qualquer lugar das nossas favelas, em qualquer lugar do Brasil” devido ao problema da “ocupação irresponsável”, que responde a “políticas populistas, políticas que deixaram ocupar qualquer lugar”.
“E isso é realmente uma realidade grave”, afirmou Dom Santoro.

“Não cabe a nós neste momento fazer acusações, porém, alertar sobre o respeito da natureza, o respeito da realidade. Não ceder a qualquer populismo demagógico, mas fazer as coisas seriamente. O Brasil tem todas as condições para um planejamento urbano bem feito, que evite novos desastres”, asseverou o prelado à RV.

Na imprensa internacional o Jornal francês Le Monde criticou a negligência das autoridades brasileiras, denunciada por Dom Filippo. Segundo o jornal, "a nova tragédia, como outras no passado, ilustra a negligência criminosa de algumas autoridades eleitas. Por demagogia ou interesses eleitorais, eles deixaram que o concreto tomasse os morros, ou mesmo encorajaram a especulação imobiliária".

A diocese serrana criou a campanha SOS Serra (Mitra Diocesana, Agência 401-4, Bradesco, conta corrente 114134-1) para arrecadar recursos para ajudar as vítimas, além de alimentos e roupas.

Para mais fotos e informação visite o site da diocese de Petrópolis em:
http://www.diocesepetropolis.org.br/index.php