O Papa Bento XVI nomeou hoje o Cardeal Attilio Nicora, como Presidente do Conselho Diretor da Autoridade de Informação Financeira (AIF) criada pelo Santo Padre no dia 30 de dezembro do ano passado para prevenir atividades econômicas ilegais no Vaticano.

O Cardeal Nicora se desempenha atualmente como Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica. Nasceu em 16 de março de 1937 em Varese, na arquidiocese de Milão, Itália. Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1964 em Milão.

Foi designado Bispo Auxiliar de Milão em 16 de abril de 1977, recebendo a ordenação episcopal em 28 de maio desse mesmo ano. Ele serviu em distintos cargos na Conferência Episcopal Italiana até sua nomeação para servir no Vaticano no ano 2002.

Foi criado Cardeal no dia 1º de outubro de 2003 por João Paulo II. É membro na cúria vaticana da segunda seção da Secretaria de Estado, da Congregação para os Bispos e da Congregação para a Evangelização dos Povos. Pertence ao Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e à Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano. É membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

O Papa Bento XVI também nomeou hoje quatro membros do Conselho Diretor da AIF: professor Claudio Bianchi, ex-catedrático de Contabilidade da Universidade Sapienza de Roma (Itália); o advogado Marcello Condemi, professor associado de Direito da Economia na Universidade G. Marconi de Roma; professor Giuseppe Dalla Torre, Reitor Magnífico da Universidade LUMSA (Roma, Itália) e Cesare Testa, Ex-presidente do Instituto Central de sustento do Clero.

No último 30 de dezembro o Papa Bento XVI criou a Autoridade de Informação Financeira (AIF) para acautelar qualquer tipo de atividade ilegal monetária no Vaticano e recordou que a Santa Sé sempre esteve comprometida na tarefa de lutar contra qualquer tipo de fraude econômica.

No Motu Proprio de criação desta entidade, o Santo Padre estabelece que a AIF "exerça suas funções em relação com os dicastérios da Cúria Romana e de todos os organismos e entidades" relacionadas à atividade financeira no Vaticano.