O Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Arcebispo de Pamplona, Dom. Fernando Sebastián, advertiu que no país está se formando um novo confissionalismo laicista e “o pacto entre católicos e não católicos da transição foi rompido”.

Em uma entrevista transmitida pela Popular TV, o Prelado lamentou que certos setores não queiram reconhecer que a Igreja renunciou em 1971 a confissionalidade do Estado, durante as conversações entre católicos e não católicos como parte da transição.

Dom. Sebastián recordou que este pacto ficou criado no artigo 16 da Constituição, que define a Espanha como um Estado não confessional que mantém relações de colaboração com a Igreja Católica.

Entretanto, advertiu que agora este artigo é considerado confissonalistaa “e isso é romper o pacto e reduzir o espaço da Igreja”. “Queremos estar na sociedade com a mesma proteção, dignidade e respeito que outros grupos”, enfatizou o Prelado.

Sobre as relações com o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero, assinalou que houve mais diálogo com a administração de Felipe González, que “tinha mais consciência das dificuldades do momento” e mostrava maior “interesse em falar conosco”.

Dom. Sebastián recordou que “naqueles anos, como conseqüência da proximidade da Guerra Civil”, toda a sociedade “tinha vontade de consenso verdadeiro”. Entretanto, “hoje falta essa vontade de consenso”, afirmou.