O Santuário Nacional acolhe neste domingo (23) o bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro e o bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.  Os bispos da região Serrana do Rio de Janeiro, área fortemente afetada pelas chuvas, presidem a celebração das 8h, no Altar Central. Durante a celebração, os bispos farão um apelo à população para que ajudem as famílias atingidas pelas enchentes que causaram mortes e deixaram centenas desabrigados.  Após a missa Dom Filippo Santoro e Dom Edney Gouvêa Mattoso participarão de uma coletiva de imprensa.

 Dom Filippo ressaltou que celebrar no Santuário Nacional é sinônimo de pedir a Mãe que vigie seus filhos que passam por necessidade, por aqueles que estão feridos ou perderam tudo e força para quem precisa recomeçar.

 “É necessário pedir a intercessão da Mãe. Precisamos das nossas forças e da ajuda que vem do alto pela intercessão de Maria”, afirmou Dom Filippo acrescentando que pede a Nossa Senhora Aparecida força aos religiosos para sustentar a fé do povo neste momento.

 O bispo de Petrópolis percorreu as cidades atingidas pelas enchentes e falou ao Portal A12 da situação que se encontra a população nas áreas mais afetadas.

 “A situação das cidades é diferenciada. Teresópolis apresenta vários focos de destruição. O que mais impressiona é ver as casas arrasadas, as comunidades destruídas. Petrópolis apresenta outra realidade com focos muito graves de desastres”, afirma Dom Filippo.
O bispo visitou também São José do Vale do Rio Preto e Areal, onde encontrou o mesmo cenário de devastação causado pela fúria das chuvas.

Por sua parte, Dom Edney, em entrevista ao Portal A12, destacou que ainda não é possível calcular a dimensão exata de toda a devastação que ocorreu no município de Nova Friburgo e nas outras regiões.

 “Aos poucos e à medida que a comunicação vai sendo restabelecida nós vamos tomando conhecimento das áreas atingidas, porque existem comunidades inteiras ilhadas, seja pela via de comunicação ou pelo acesso terrestre”, disse.

 Segundo o bispo, a Igreja está trabalhando em duas frentes: primeiramente com a administração da doações que chegam a todo instante. Depois, com a assistência de socorro espiritual às pessoas que perderam parentes e suas casas.

 “Nós procuramos mostrar para estas pessoas que na nossa vida tudo pode desabar, mas o que não pode desmoronar é a nossa fé”, afirmou Dom Edney

 Segundo Dom Filippo, a ajuda vem chegando de dioceses de muitas partes do Brasil, como a própria arquidiocese do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Paraíba, Recife além de uma doação de 1 milhão de Euros da Conferência Episcopal Italiana.       

“Muitos bispos entram em contato e se comprometem em mandar ajuda, ou pela Cáritas ou pela nossa conta da diocese”, contou.

Dom Edney, agradeceu a Deus pela ajuda vinda das instituições, dioceses, paróquias e instituições da sociedade civil.
 “Devemos estar juntos, fazendo-se irmãos porque sem isso fica muito mais difícil superar os momentos de tristeza, momentos de aflição e o sofrimento que uma tragédia  com esta causa, afirmou.

Para doações em dinheiro:

Campanha “SOS Sudeste” (CNBB e Cáritas Brasileira)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 1041 – OP. 003
Conta Corrente 1490-8

ou

Banco do Brasil
Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5.

Campanha SOS Serra Petrópolis
Mitra Diocesana de Petrópolis,
Agência 401-4, Bradesco,
conta corrente 114134-1.