A Irmandade Operária de Ação Católica da Espanha (HOAC) e a Liga Operária Católica-movimento de Trabalhadores Cristãos do Portugal (LOC-MTC), denunciaram que a difícil situação pela que passa o emprego em ambos os países prejudica as bases do sistema democrático.

Em um comunicado publicado no dia 15 de janeiro, manifestaram sua profunda preocupação por problemas como o desemprego massivo, assim como pelas graves deficiências na área de saúde e previdência social.

AS entidades também criticaram as dificuldades existentes para jovens, mulheres e pessoas maiores de 45 anos para encontrar trabalho, a restrição dos direitos dos imigrantes, entre outros.

Durante o encontro nos dias 13 e 14 de janeiro em Cáceres (Espanha), a 297 quilômetros oeste de Madrid, os membros do HOAC e LOC-MTC valorizaram a assistência da Igreja às vítimas da crise econômica, e destacaram o trabalho da organização católica Cáritas em seu auxílio às necessidades dos pobres.

A HOAC e a LOC-MTC assinalaram que continuarão com seus encontros bilaterais, para contribuir ao conhecimento da própria realidade e ao desempenho de sua missão de dignificar o mundo do trabalho e construir uma sociedade humanizada, de acordo com o plano de Deus.

Em dezembro de 2010, a HOAC publicou uma Carta de Direitos Familiares na que reivindica o direito a ser mãe, pai e educar os filhos, assim como o direito a um trabalho digno.