O Coordenador Geral da Jornada Mundial da Juventude, Dom César Franco, anunciou na sexta-feira após conhecer a notícia da beatificação de João Paulo II no próximo 1º de maio, que o recordado Papa peregrino será o patrono da JMJ Madrid 2011.

O também Bispo Auxiliar de Madrid fez o anúncio logo que o Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, desse a notícia da próxima beatificação do João Paulo II o Papa Bento XVI que presidirá no 1º de maio em Roma.

O Cardeal fez o anúncio ante os mais de 400 assistentes ao Encontro Internacional de Delegados para a preparação da JMJ que se realizará em agosto deste ano. Os assistentes aplaudiram emocionados durante um longo momento após o anúncio.

O Cardeal recordou logo que João Paulo II se considerava "amigo dos jovens" e expressou sua grande alegria "por poder comunicar a notícia durante esta reunião de delegados".

Em 1985, durante a primeira JMJ, João Paulo II afirmou: 'toda a Igreja deve sentir-se cada vez mais comprometida em nível mundial, a favor da juventude, de suas ânsias e afãs, de suas aberturas e esperanças, para corresponder às suas expectativas, comunicando a certeza que é Cristo'".

Os delegados se reúnem estes dias para revisar todos os detalhes da JMJ como a acolhida dos jovens, o transporte, os vistos, a página Web, entre muitos outros assuntos que foram agrupados no que denominado "Alfabeto da JMJ".