Os Cavaleiros de Colombo, a maior organização laical do mundo, anunciou a expansão de um projeto que permitirá que mil crianças no Haiti que sofreram amputações após o terremoto de 2010 possam contar com prótese e receber terapia física e psicológica.

Esta iniciativa "Curando as Crianças do Haiti" realiza-se com o apoio do Project Medishare que no último 10 de janeiro organizou uma mostra de seu trabalho em Porto Príncipe, a capital deste país caribenho.

Os Cavaleiros de Colombo investiram mais de um milhão de dólares neste programa.

Para o Dr. Barth Green, fundador do Project Medishare, esta ajuda foi crítica pelas circunstâncias únicas das crianças. "Cada uma destas belas crianças amputadas requer pelo menos duas ou três pernas novas cada ano o que faz que seja fundamental seguir neste projeto que salva vidas e dá próteses de presente".

O número de próteses que cada criança requer é elevado porque se encontram em idade de rápido crescimento.

Por sua parte, o Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, disse no último 6 de janeiro que cada um dos membros da ordem estava "honrado por ter sido capaz de dar tão importante presente de esperança às crianças do Haiti. Até o momento já foram ajudados mais de 100 crianças e se espera que muitos mais recebam apoio em um futuro próximo".

"É curioso dar um presente que muda uma vida para sempre. Dar mobilidade faz simplesmente isso, mas poucas coisas podem mudar a vida uma criança de maneira tão grande como voltar a ter a liberdade de mover-se".

O Dr. Green indicou além que a iniciativa "permitiu-nos tirar muitas crianças de suas cadeiras de rodas para que fiquem de pé e enfrentem os muitos desafios de sua devastada nação".

Estas cadeiras também foram proporcionadas pelos Cavaleiros do Colombo no período imediato após o terremoto que cobrou a vida de mais de 200 mil pessoas e deixou uns três milhões de danificados.