O Papa Bento XVI autorizou hoje a publicação dos decretos que reconhecem o martírio de cinco mulheres bósnias em 1941 assim como as virtudes heróicas de outros 4 servos de Deus, incluindo a brasileira Francisca Paula de Jesus, a Nhá Chica.

Depois da audiência com o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Santo Padre autorizou a publicação que reconhece o martírio das sirva de Deus:

Marija Jul (Kata Ivanisevic), Marija Bernadeta (Terezija Banja) Marija Krizina (Jozefa Bojanc), Marija Antonija (Jozefa Fabjan) e Maria Berchmana (Karoline Anna Leidenix), religiosas professas do Instituto das Filhas da Divina Caridade, assassinadas por ódio à fé na Bosnia-Herzegovina entre o 15 e em 23 de dezembro de 1941.

Além da Serva de Deus brasileira Francisca Paula de Jesus, a “Nhá Chica”, Bento XVI também aprovou os decretos das virtudes heróicas de:

- Servo de Deus Antonio Franco, italiano, (1585-1626), Prelado ordinário de Santa Lucia del Mela.

- Servo de Deus Franziskus Maria vom Kreuze (Johann Baptist Jordan) alemão, (1848-1918), sacerdote e Fundador da Sociedade do Divino Salvador e da Congregação das Irmãs do Divino Salvador.

- Servo de Deus Nelson Baker, norte-americano (1842-1936), sacerdote diocesano.

- Servo de Deus Faustino Pérez-Manglano, espanhol, (1946-1963), aluno e postulante dos Padres Marianistas.

O Papa também aprovou os decretos que reconhecem os milagres de:

- Venerável Serva de Deus Antonia Maria Verna, italiana, (1773-1838), Fundadora do Instituto das Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição de Ivrea.

- Venerável Servo de Deus Giuseppe Toniolo, italiano, (1845-1918), leigo e pai de família.

Processo de canonização

O processo de canonização só pode começar uma vez que um mínimo de cinco anos da morte do candidato tenha passado. O primeiro passo é o reconhecimento do heroísmo de virtudes; quer dizer, ter vivido em grau sobressalente a fé, a esperança e a caridade.

Depois do decreto de heroísmo, espera-se um milagre operado pela intercessão do Servo de Deus, com o qual se abre o caminho à beatificação.

Uma vez proclamado beato, espera-se a um segundo milagre devidamente investigado e aprovado pelas autoridades eclesiásticas que abrirá o caminho à canonização.

Todos os passos mencionados neste processo passam pela aprovação do Papa