Irmã Lúcia, a última sobrevivente dos três pastorzinhos que receberam as aparições da Virgem Maria em Fátima, Portugal, faleceu hoje aos 97 anos de idade. Seu trânsito à Casa do Pai ocorreu no dia 13, assim como aquele 13 de maio de 1917 quemarcou seu histórico encontro com a Mãe.

Conforme informaram fontes da Igreja Católica à agência de notícias portuguesa Lusa, a irmã Maria Lúcia do Coração Imaculado, nascida em 1907 como Lúcia de Jesus dos Santos, morreu no convento de clausura Santa Teresa de Coimbra, centro de Portugal, às 17h25 -hora local-, devido a complicações próprias de sua idade avançada.

O Bispo local, Dom. Antonio Cleto, oficiará seu funeral na Catedral de Coimbra. O Bispo de Leiria-Fátima também estará presente nas exéquias.

Os restos da religiosa receberão sepultura no Carmelo de Santa Teresa, seu lar desde 1948 e onde foi visitada pelo Papa João Paulo II em uma de suas viagens a Portugal.

Sua vida

Lúcia nasceu em 22 de março de 1907 em uma localidade próxima a Fátima, e ali, quando tinha dez anos, viu pela primeira vez a Virgem na Cova de Iria, enquanto estava com seus primos os irmãos beatos Francisco e Jacinta Martos, ambos falecidos ainda quando criança.

Lúcia entrou em 1921 no colégio das Irmãs Dorotéias na cidade de Vilar, nas redondezas do Porto (norte), de onde se transferiu em 1928 à cidade espanhola de Tui, onde viveu alguns anos.

Em 1946 retornou a Portugal e, dois anos depois, entrou no Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, onde professou seus votos como carmelita em 1949.

O Papa beatificou no ano 2000 diante de 700 mil pessoas os pastorzinhos Francisco e Jacinta Marto e na atualidade se encontram em processo de canonização.

Irmã Lúcia escreveu dois volumes com suas "Memórias" e os "Chamados da Mensagem de Fátima".