O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro visitou Cuiabá, acompanhado do Monsenhor José Maria Pereira e do Padre Rogerio Dias da Silva. Durante a visita, o bispo manifestou solidariedade as vítimas da chuva, frisando que as dependências das igrejas católicas da região estão a disposição para receber os desabrigados. Dependendo das condições climáticas, amanhã (dia 14 de janeiro), Dom Filippo Santoro visita os locais atingidos pela chuva em Teresópolis.

Padre Rogerio, que teve a casa invadida pela água do rio, contou aos meios de imprensa da diocese que desde as primeiras horas de quarta-feira, a comunidade católica da região atendeu as vítimas fornecendo abrigo, alimentos, roupas e material de higiene pessoal. Por causa da tragédia nestas cidades, a Diocese suspendou o curso dos padres, que ocorreria na próxima semana em Mendes.

A diocese serrana criou a campanha SOS Serra (Mitra Diocesana, Agência 401-4, Bradesco, conta corrente 114134-1) para arrecadar recursos para ajudar as vítimas, além de alimentos e roupas.

Dom Filippo disse que a situação é caótica, pois quatro dos municípios – Petrópolis, Areal, São José do Rio Preto e Teresópolis – que formam a Diocese foram atingidos pela chuva, deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, além dos muitos mortos. Os seminaristas da Diocese de Petrópolis foram ontem doar sangue e Dom Filippo Santoro fez um apelo para as pessoas que podem doar sangue procurem os bancos de sangue das cidades para que os hospitais possam atender as vítimas.

Dom Filippo Santoro disse que o curso foi cancelado para que os padres possam estar nas comunidades atendendo a população e as paróquias que não foram atingidas pela chuva, possam atuar para arrecadar alimentos e roupas para as vítimas.

“A Diocese está toda empenhada em atender os desabrigados e desalojados. Estamos recebendo apoio de várias dioceses do Estado do Rio e também da Cáritas Brasileira e Internacional”, afirmou Dom Filippo.

Monsenhor José Maria Pereira, pároco da Igreja de São José em Itaipava, contou que a comunidade católica da Laginha está mobilizada e estão desde quarta-feira preparando comida para atender os desabrigados. O Bispo de Petrópolis visitou a Laginha, conversou com as pessoas que estão fazendo a comida, ressaltando que este é um grande exemplo de solidariedade neste momento.

O Pároco de Areal, Padre Marco Antônio contou que siutação na cidade está muito complicada. “Após as cheias estamos com mais ou menos 1200 pessoas desabrigadas, 50 casas totalmente destruidas e 450 danificadas e ainda estamos padecendo a falta de alimentos, pois a enchente atingiu o mercado local” contou o sacerdote.

Mais informação pode ser obtida no site da diocese:
http://www.diocesepetropolis.org.br/index.php