O Arcebispo da Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, denunciou a um canal de televisão local que desde 2009 recebe ameaças de morte de supostos seguidores do presidente deposto Manuel Zelaya.

Em 28 de junho de 2009 Zelaya foi derrocado e Roberto Micheletti assumiu o Governo para convocar novas eleições nas quais o ganhador foi o atual presidente Porfio Lobo. Seus opositores asseguram que foi destituído por ordens da Suprema Corte de Justiça de Honduras devido à suposta comissão de delitos graves, como traição à pátria e outros; enquanto que seus partidários afirmam que foi expulso ilegalmente pelo exército e a Corte.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga reiterou na quinta-feira 6 de janeiro que recebeu ameaças de morte de pessoas que o qualificam de "golpista" o que leva a supor que se trata de opositores ao golpe contra Zelaya.

Em declarações ao Canal 10 da televisão local, o Cardeal recordou que pouco depois que a Conferência Episcopal soubesse das intenções do então presidente Zelaya de celebrar uma consulta popular sobre uma assembléia constituinte para redigir uma nova Constituição, "já haviam me ameaçado de morte e isso seguiu constantemente".

O Cardeal Rodríguez explicou que "na Conferência Episcopal tivemos toda a informação pertinente, fizemos o comunicado que por ser eu o presidente, eu o li no sábado", um dia antes do golpe contra Zelaya, cujos partidários constituíram o Fronte Nacional de Resistência Popular, coordenado pelo ex-mandatário desde seu exílio na República Dominicana.