Alguns meios italianos publicaram hoje que os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovaram ontem o milagre atribuído à intercessão de João Paulo II e asseguram que só falta a assinatura do Papa Bento XVI no decreto de beatificação.

O vaticanista do diário Il Giornale, Andrea Tornielli, assinala que os membros da Congregação para as Causas dos Santos se reuniram ontem pela manhã na sede deste dicastério e "examinaram e aprovaram o milagre atribuído à intercessão de João Paulo II".

Este milagre, recorda Tornielli, consiste na cura de uma religiosa francesa, a irmã Marie Pierre, que padecia de Parkinson, depois que sua comunidade pedisse a intercessão do Papa peregrino para a sua cura.

Ao mesmo tempo, o vaticanista Marco Tossati do jornal La Stampa assinala hoje em seu blog que a beatificação de João Paulo II poderia acontecer em abril ou outubro deste ano, "como já anunciavam há algum tempo fontes na Polônia".

Tossati considera duas datas para a eventual cerimônia beatificação: em 2 de abril, dia em que faleceu Karol Wojtyla no ano 2005, ou em 16 de outubro, aniversário do início de seu pontificado em 1978.

A agência ANSA acrescenta que "aparentemente no próximo no sábado o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, poderia apresentar ao Papa o decreto de beatificação de João Paulo II" para assiná-lo e estabelecer a data deste esperado evento.