A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales espera que neste sábado 15 de janeiro, o mesmo dia da ordenação sacerdotal de três ex-bispos anglicanos, o Vaticano divulgue um decreto sobre o estabelecimento da estrutura especial para os ex-anglicanos conversos à Igreja Católica.

Este decreto precisará os detalhes do Ordinariato, estrutura católica à qual ingressarão após sua ordenação sacerdotal os ex-bispos anglicanos John Broadhurst, Andrew Burnham e Keith Newton.

O Arcebispo de Westminster e Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra, Dom Vincent Nichols, presidirá a Missa de ordenação.

O Ordinariato para ex-anglicanos conversos ao catolicismo é uma estrutura estabelecida pelo Papa Bento XVI na constituição apostólica Anglicanorum coetibus publicada há poucos anos atrás, na qual o Santo Padre abre a estas pessoas as portas para a plena comunhão com a Igreja Católica.

Além dos já mencionados, outros dois bispos anglicanos retirados, Edwin Barnes e David Silk, farão parte do Ordinariato e serão ordenados sacerdotes católicos em um futuro próximo.

O Pe. Marcus Stock, Secretário Geral da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, assinalou este 11 de janeiro que "o estabelecimento do Ordinariato é algo novo" que constitui um acontecimento "não só para a vida da Igreja Católica neste país mas em toda a Igreja universal".

No Ordinariato os ex-anglicanos poderão preservar alguns de seus traços litúrgicos e espirituais distintos mas aderidos sempre e plenamente ao ensino e magistério católicos.  

Sobre os novos conversos ao catolicismo que farão parte do Ordinariato, o Pe. Stock disse que é importante que "nossas boas-vindas sejam cálidas e nosso apoio seja forte" para os novos membros do clero e os fiéis.

Um Ordinariato tem a estrutura similar a de uma diocese, mas pode ser dirigido por um Bispo ou um sacerdote; fará parte da Conferência Episcopal e participará das visitas ad limina a cada cinco anos ao Papa.

Espera-se ademais que para a Semana Santa deste ano mais grupos de anglicanos se unam à Igreja Católica.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna logo que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, que estabelece o modo no qual os anglicanos que assim desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.