Hoje a Santa Sé comunicou que o Papa Bento XVI nomeou Dom Guire Poulard, até agora Bispo de Cayes, como novo Arcebispo de Porto Príncipe, capital do Haiti.

O novo Arcebispo de Porto Príncipe sucede a Dom Serge Miot, que faleceu durante o terremoto do ano passado na capital haitiana quando estava na Sede da Arquidiocese.

Durante o sismo que devastou o país e deixou mais de 200 mil mortos e outras três milhões de pessoas afetadas, também morreu na Catedral o Vigário General de Porto Príncipe, Dom Charles Benoit, quem foi encontrado abraçado a um relicário com a Eucaristia.

O novo Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Guire Poulard, nasceu em 6 de janeiro de 1942 em Delatte, Haiti. Foi ordenado sacerdote em 25 de janeiro de 1972. Foi designado Bispo de Jacmel em 25 de fevereiro de 1988, depois do qual recebeu a ordenação episcopal ao 15 de maio desse mesmo ano. Em 9 de março de 2009 foi renomado Bispo de Cayes, também no Haiti.

Para o árduo governo pastoral que lhe espera em uma cidade e uma Igreja em ruínas, o novo Arcebispo conta com a colaboração de 284 sacerdotes, 1.708 religiosos e dois diáconos permanentes.

Também contará com a colaboração de Dom Glandas Marie Erick Toussaint, a quem o Papa Bento XVI acaba de nomear como novo Bispo Auxiliar de Porto Príncipe.

Dom Toussaint nasceu no dia 19 de maio de 1965 em Grande Savane, Haiti. Foi ordenado sacerdote ao 13 de novembro de 1994. Até agora era pároco da Catedral de Porto Príncipe e diretor da Cáritas nesta cidade.