A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) pediu pelo respeito à vida e dignidade de toda pessoa, depois do massacre ocorrido no sábado 8 de janeiro em Tucson, no Estado do Arizona, no qual morreram seis pessoas e 14 resultaram feridas, entre elas uma deputada que liderava uma manifestação.

Em um comunicado publicado na segunda-feira 10 de janeiro e assinado por seu presidente, Dom Timothy Dolan, os bispos se solidarizam com os familiares e amigos dos dois católicos que morreram no trágico evento: a menina Taylor Green, de apenas 9 anos de idade, e o juiz federal John Roll.

"Nossas orações e preocupações estão com aqueles mais afetados por esta violência. Encomendamos a Deus a todos os que faleceram e rezamos pelas famílias que perderam a seus seres queridos e também por aqueles que sofrem com seus feridos", assinala o texto.

Dom Dolan assegura que os bispos "rezamos além pela pessoa que cometeu estes atos e por quem é responsáveis por seu cuidado", em referência ao Jared Lee Loughner, autor dos disparos contra a deputada democrata Gabrielle Giffords e as demais vítimas. Giffords escapou da morte, seu estado ainda é delicado mas mostra alguns sinais de recuperação.

"Como bispos estamos preocupados com as implicâncias do incidente de Tucson mas chamamos à cautela ante qualquer tipo de conclusão sobre os motivos do agressor até que saibamos mais por parte das autoridades competentes", pede o comunicado.

A violência de qualquer tipo "deve ser condenada. Quando o objetivo de um ato violento é uma autoridade pública fica afetada a confiança da nação em sua capacidade de proteger os seus líderes e aqueles que querem participar do processo democrático".

Finalmente, os bispos reiteram seu "chamado ao respeito à vida e à dignidade de toda pessoa enquanto seguimos em nosso empenho de trabalhar juntos pelo bem comum, procurando responder aos distintos desafios que enfrentamos como nação".