Ao presidir o Ângelus dominical, o Papa Bento XVI alentou os fiéis católicos de todo o mundo a redescobrirem a beleza de ser batizados e pertencer à Igreja, para assim dar testemunho do Amor de Deus com alegria.

Logo depois da Missa que presidiu na Capela Sistina na qual batizou 21 crianças na festa do Batismo do Senhor, o Papa disse aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro que quando se batiza uma criança “os pais e padrinhos se esforçam por acolher o neo-batizado sustentando-o na formação e educação cristã. Esta é uma grande responsabilidade que deriva de um grande dom!”

Por isso, “desejo alentar todos os fiéis a redescobrirem a beleza de ser batizados e pertencer à grande família de Deus, e dar testemunho alegre da própria fé, para que ela gere frutos de bem e concórdia”.

Bento XVI indicou ademais que o sacramento do Batismo “é o início da vida espiritual, que encontra sua plenitude por meio da Igreja”.

O Papa fez votos para que a Virgem Maria, auxilio dos cristãos, acompanhe os pais que estão se preparando para o Batismo de seus filhos, como também os catequistas. Que toda a comunidade participe da alegria do nascimento da água e do Espírito Santo!”

Em sua saudação em espanhol, o Santo Padre explicou que “neste domingo, que segue a Festa da Epifania, celebramos o Batismo do Senhor, concluindo assim o tempo litúrgico do Natal”.

“O Pai manifesta Jesus no Jordão, como seu Filho amado, ungido pelo Espírito, revelando também assim o mistério do novo batismo pelo qual chegamos a ser na verdade filhos deles. Que a intercessão da Santíssima Virgem Maria os ajude a ser imagem daquele que conhecemos semelhante a nós na carne e renove em todos a vocação à santidade à qual estamos chamados pelo batismo. Feliz domingo”, concluiu.