Ao presidir a oração do Ângelus na Solenidade da Epifania do Senhor, no dia de ontem, o Papa Bento XVI animou os cristãos do mundo a brilharem como o fez a estrela de Belém guiando os Reis Magos, para assim cumprir a missão da Igreja de anunciar e testemunhar o amor de Deus a todos.

Em sua reflexão o Papa assinalou que a pergunta que a Igreja quer suscitar no coração de todos os homens é: Quem é Jesus? "Esta é o anseia espiritual que alenta a missão da Igreja: fazer conhecer o Jesus, seu Evangelho, para que todo homem possa descobrir em seu rosto humano o rosto de Deus e se veja iluminado pelo mistério de seu amor".

"A Epifania preanuncia a abertura universal da Igreja, sua chamada a evangelizar a todas as gentes. Mas a Epifania nos diz também em que modo a Igreja realiza esta missão: refletindo a luz de Cristo e anunciando sua Palavra".

Os cristãos, continuou Bento XVI, "estamos chamados a imitar o serviço que prestou a estrela para os Magos. Devemos resplandecer como filhos da luz, para atrair todos à beleza do Reino de Deus. E a quantos procuram a verdade, devemos oferecer a Palavra de Deus, que conduz a reconhecer em Jesus o ‘verdadeiro Deus e a vida eterna’".

Santa Maria, disse o Papa, "é a imagem perfeita da Igreja que dá ao mundo a luz de Cristo: é a estrela da evangelização". São Bernardo diz dela: "olhe a estrela, tu que vais à busca da verdade e da paz, dirige o olhar a Maria e Ela te mostrará Jesus, luz para todo homem e todo povo".

O Papa Bento também saudou os cristãos das Igrejas Orientais que nesta sexta-feira 7 de janeiro celebram o Natal. "Que Cristo, Verbo encarnado, reforce em todos a fé, a esperança e a caridade, e dê consolo às comunidades que experimentam a prova".

Seguidamente se dirigiu às crianças por ocasião da Jornada Missionária que celebraram na quarta-feira. "É muito belo e importante que as crianças cresçam com uma mentalidade aberta ao mundo, com sentimentos de amor e fraternidade, superando o egocentrismo e o consumismo. Queridas crianças e jovens, com sua oração e seu esforço colaborais na missão da Igreja. Agradeço-lhes por isso e os abençôo!