O Núncio Apostólico no Egito, Dom Louis Fitzgerald, assinalou hoje que o Papa Bento XVI não alenta "ingerências nos assuntos internos" dos estados, mas pede a todos que respeitem a liberdade religiosa.

Hoje sexta-feira 7 de janeiro, dia em que as Igrejas Orientais celebram o Natal, a Rádio Vaticano difundiu uma nota publicada pelo Núncio no Egito em diversos jornais locais, dias depois do ataque contra a comunidade copta (cristã) na Alexandria que neste 31 de dezembro causou 22 mortos e 79 feridos nos subúrbios de uma igreja.

Na nota publicada em árabe, Dom Fitzgerald explica que o Papa pede a todos os "indivíduos e governos" que respeitem o credo e a prática religiosa "das diferentes comunidades" para promover "sociedades harmoniosas e pacíficas".

Dom Fitzgerald, que também é Delegado da Santa Sé ante a Liga Árabe, recorda as palavras do Papa no Ângelus do domingo 2 de janeiro sobre o ataque contra os coptos. Bento XVI disse que a agressão constitui "um vil gesto de morte" que "ofende a Deus e a humanidade inteira".

A nota do Dom Fitzgerald destaca que o Papa considera que o ataque contra os cristãos afeta todos os egípcios e pede que se responda à agressão de maneira pacífica.

O Núncio também recorda que em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz deste ano, o Santo Padre pede respeitar o direito à liberdade religiosa de todos, não só no caso dos cristãos.

Finalmente, reitera o convite do Papa Bento XVI aos líderes de outras religiões para que se unam ao Pontífice em Assis no próximo mês de outubro para celebrar o 25° aniversário do encontro pela paz que em 1986 presidiu João Paulo II nessa localidade italiana.