O Papa João Paulo II nomeou  Dom. André Vingt-Trois, até agora Arcebispo de Tours (França), como novo Arcebispo de Paris, conforme anunciou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Prelado, de 62 anos, substitui no cargo o Cardeal Jean Marie Lustiger, que exerceu o cargo ininterrumptamente desde 1983. O Santo Padre aceitou sua renúncia por motivos de idade.

Dom. Vingt-Trois é licenciado em Teologia Moral no Instituto Católico de Paris; presidente da Comissão da Família da Conferência Episcopal Francesa desde 1998 e membro do Conselho Pontifício para a Família.

Trabalhou muito perto do Cardeal Lustiger como Bispo Auxiliar de Paris de 1988 a 1999, quando foi renomado Arcebispo de Tours.

O Prelado dedicou boa parte de seus numerosos livros à família, em concreto o primeiro “A coabitação juvenil” (A cohabitation juvénile, 1978, Le Chalet), e o último titulado “A família, 15 perguntas à Igreja” (La famille, 15 questions à l'Eglise, 2003, Plon Mame).

Dom Vingt-Trois tomará posse de sua sede no dia 5 de março na Catedral de Notre-Dame de Paris.

Ao ser divulgada sua nomeação, o Arcebispo eleito enviou uma carta na qual reconheceu que sua nomeação “foi dura de aceitar” e pediu orações aos fiéis por ele e por seu trabalho pastoral.

Dirigindo-se aos fiéis da Arquidiocese que guiou durante seis anos, o Prelado expressou que “tentei me encontrar  convosco o máximo possível”.

Por sua vez, o Cardeal Lustiger, de 78 anos, nasceu no seio de uma família judaica de origem polonesa. Foi nomeado Arcebispo de Paris pelo Papa João Paulo II em 1981, depois de ter sido Bispo de Orleans, e criado Cardeal em 1983.

Fundou também a “Radio Notre-Dame” e o canal de televisão católico “KTO”. Potencializou a “Ecole Cathédrale” (Escola Catedral) para a formação teológica segundo o magistério tanto do clero como em particular de leigos.

A Arquidiocese de Paris, criada no século III, conta com 2.116.000 habitantes dos quaisl 60 por cento são católicos. Atualmente há 1.339 sacerdotes (576 diocesanos e 763 religiosos); 951 diáconos permanentes, 340 religiosos, 2.486 religiosas e 126 paróquias.