O Papa Bento XVI nomeou hoje, 5, o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, como um dos membros do recém criado Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Segundo a informação da CNBB, além do cardeal brasileiro, o papa nomeou o cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena (Áustria); Dom Angelo Scola, Patriarca de Veneza (Itália); Dom George Pell, arcebispo de Sydney (Austrália); Dom Josip Bozanic, arcebispo de Zagreb (Croácia); Dom Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos; Dom Francisco Robles Ortega, arcebispo de Monterrey (México); Dom William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Dom Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli; o Secretário geral do Sínodo dos Bispos, dom Nikola Eterović; o arcebispo coadjutor de Montpellier (França), dom Pierre-Marie Carré; o arcebispo de Nova Iorque (EUA), dom Timothy Michael Dolan; o arcebispo de Freiburg im Breisgau (Alemanha), dom Robert Zollitsch; o arcebispo de Chieti-Vasto (Itália), dom Bruno Forte; o arcebispo de Birmingham (Grã-Bretanha), dom Bernard Longley; o arcebispo de Mechelen-Brussel, Malines-Bruxelles (Bélgica), dom André-Joseph Léonard; o bispo de Almería (Espanha), dom Adolfo González Montes e o bispo de Terni-Narni-Amelia (Itália), dom Vincenzo Paglia.

Dom Odilo explicou que cada organismo da Cúria Romana tem vários membros, que se reúnem de tempos em tempos com os responsáveis pela condução do dicastério para tratar de assuntos relativos àquele organismo. “Não tenho atribuições diretas nesse organismo, a não ser participar de reuniões onde assuntos pertinentes são tratados”, declarou o purpurado em declarações reunidas pela web da Arquidiocese de São Paulo.

O cardeal também destacou que este conselho é um organismo novo, que pretende pensar formas novas de apresentar o Evangelho ao mundo. “Trata-se de um organismo de grande relevância para o atual momento do mundo”.

Ele ainda explicou que o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização foi criado há poucos meses pelo papa Bento 16, que deseja dar um novo impulso ao trabalho evangelizador da Igreja, sobretudo na Europa, “onde isso se faz hoje muito necessário”. “O papa está dando muita importância a esse organismo, mas, sobretudo, a esse desafio atual”, afirmou Dom Odilo.