O Núncio Apostólico no Egito, Dom Michael Louis Fitzgerald, assinalou que nestes momentos os cristãos não se sentem protegidos contra o terrorismo neste país majoritariamente muçulmano.

Assim o indicou o Prelado à agência vaticana Fides depois do atentado terrorista de 31 de dezembro contra a igreja dos Santos de Alexandria do Egito que cobrou a vida de 22 pessoas e deixou outras 79 feridas, a maioria delas coptos ortodoxos.

O Núncio comentou que expressou as suas condolências ao líder copto Shenouda III e acrescentou que "este momento exige a todos a oração pela paz, e não colocar-nos uns contra os outros, mas trabalhar pela unidade nacional".

Fides assinala ademais que houveram tensões e incidentes entre a polícia e os manifestantes coptos, que acusam as autoridades de não proteger adequadamente as comunidades cristãs locais.

"Os cristãos não se sentem suficientemente protegidos, mas compreendem as dificuldades para prevenir os atos de terrorismo", assinala o Arcebispo Fitzgerald. "Dentro de sete dias, os coptos ortodoxos celebram o Natal. Espero que esta comunidade cristã possa celebrar esta festividade na tranqüilidade, na paz e na alegria", concluiu.