O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, e o treinador da seleção espanhola, Vicente del Bosque, realizaram na segunda-feira 27 de dezembro a oferenda do Troféu da Copa do Mundo ao Apóstolo São Tiago.

Em seu breve discurso, Villar destacou a "devoção" própria e do mundo do futebol pelo padroeiro da Espanha e recordou como em sua anterior visita no mês de abril pediram o sucesso da seleção no Mundial.

"Era muito o que lhe pedíamos, mas confiávamos que atenderia nossa chamada. E a atendeu. Estamos hoje aqui com a Taça em nossas mãos para brindar-lhe isso porque, Senhor, você também nos ajudou a ser campeões do mundo", agradeceu Villar na Catedral.

"Chegamos como vencedores do Mundial, seguindo distintos caminhos pelos quais cruzaste, até alcançar a Galícia (...) Nossos caminhos foram outros e os percorremos em terras longínquas, a uma dúzia de horas de vôo, a milhares de quilômetros, na África do Sul, terra que o nosso futebol mal conhecia e em que, no entanto, vivemos o tempo mais glorioso do nosso futebol", expressou, em palavras recolhidas na Web da RFEF.

Villar recordou como neste 2010 a seleção obteve "uma façanha" que constituía o primeiro de seus sonhos e que levava escapando das mãos desde a primeira participação em 1934: "Tínhamos conquistado muitas outras coisas antes. Quase todas. Estávamos no mais alto das cúpulas do futebol, mas nos faltava o Mundial".

"Pusemos atrás dele todos os meios a nosso alcance. Meios técnicos e humanos e um grupo insuperável de jogadores de futebol, uma geração de ouro. Atamos todos os cabos. E lhe pedimos pelo triunfo na empresa. Era muito difícil. Havia grandes rivais. Mas tínhamos fé em ti, Senhor São Tiago, e na qualidade de nossos jogadores e na dos que os dirigiam", acrescentou.

Contudo, em 11 de julho, recordou, "todos os desejos se tornaram realidade": "Milhões de aficionados peregrinaram aos lombos das ilusões que despertavam uns jogadores de futebol esplêndidos. Deslizamo-nos pelos caminhos do Mundial, sofrendo e gozando, mas sempre com fé, esperança e com o convencimento de que, ao final de nosso caminho, a vitória podia nos sorrir. E foi assim".

Por isso, esta segunda-feira retornaram, com o troféu ganho "em boa lide, com toda justiça, com esforço e brilhantismo". "Nós a conseguimos seguindo os caminhos que começaste a nos ensinar há dois milênios. Não são outros esses caminhos que os da humildade, da bondade, da generosidade, da solidariedade, da paciência, da moderação, da fé e da esperança no que se faz. Assim peregrinamos à África do Sul e assim voltamos para sua casa, em Santiago de Compostela", sentenciou.

Junto a Villar e Vicente del Bosque estiveram, entre outros, o presidente da Federação Galega de Futebol, Julio Meana e membros da Junta Diretiva da RFEF, como Augusto César Lendoiro o Ubaldo González.

Também os acompanhou o diretor geral de esportes da Junta da Galícia, José Ramón Lete, com o que depois visitaram a sede da Junta, convidados pelo presidente galego, Alberto Núñez Feijoo.