O Arcebispo de Valência, Dom. Agustin García-Gasco, exortou aos espanhóis a atuar com responsabilidade na construção do futuro da Europa, exercendo um voto de consciência no próximo referendum sobre a nova Constituição Européia.

Em sua carta semanal -intitulada “Os bens são para todos”- o Prelado insistiu em participar da consulta de forma congruente e meditada para ver se este é o projeto que a Europa necessita.“Exerçamos a liberdade individual meditando o voto pelo sim, pelo não, em branco ou a abstenção”, anotou.

Dom. García-Gasco alentou também a defender uma ordem internacional na qual os Estados apliquem medidas mais criativas na luta contra a pobreza, que garantam a paz mundial.

Na carta publicada pela AVAN, o Arcebispo recordou que “os bens da terra têm um destino universal que a todos convém que se cumpra, pois as injustiças fazem do mundo um barril de pólvora de confrontos e ressentimentos”.

“Estamos já há muitas décadas comprovando a falsidade tanto das teses do livre mercado absoluto, como da luta de classes", explicou.

Evocando o que acertadamente João Paulo II designa como a imaginação da caridade, o Prelado ressaltou a necessidade de propor novas formas de solidariedade como as iniciativas surgidas em sua arquidiocese. “A Fundação Ad Gentes com projetos para o Terceiro Mundo e as lojas de roupas usada de Cáritas que oferecem trabalho digno a mulheres maltratadas, são bons exemplos”, afirmou.

O Arcebispo de Valência concluiu sua carta fazendo um chamado aos empreendedores solidários para que saibam criar riqueza tendo sempre em conta o bem dos mais necessitados.