O Bispo de Tombura-Jambo (sul de Sudão), Dom Edward Hiiboro Kussala, assinalou que pelo menos quatro aldeias em Equatória Ocidental temem ataques Exército de Resistência do Senhor (de Uganda) no Natal e durante o referendum de janeiro que decidirá sobre a independência desta região Sudanesa.

"Tememos que sejam produzidos ataques durante o período de Natal como ao princípio de janeiro, quando será realizado o referendum sobre a independência do sul do Sudão", disse Dom Kussala à agência Fides. Ele indicou que pelo temor se organizaram tropas de autodefesa cujas armas são arcos e flechas. Por sua parte, o Bispo de Isiro-Niangara, Dom Julián Andavo Mbia, disse que na sua diocese, localizada no nordeste da República Democrática do Congo, há uma "voz de alarme lançado ante possíveis ataques do Exército de Resistência do Senhor".

Indicou que "no momento não temos provas concretas de ataques reais dos guerrilheiros ugandeses na nossa diocese".

Fides recordou que no Natal de 2008, em uma série de ataques em alguns povos da província de Equatória, este grupo guerrilheiro assassinou a 900 pessoas e seqüestraram a 700.