Em sua saudação pelo Natal divulgada esta terça-feira 20, o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, assinalou na Terra Santa é necessário recordar na ocasião das festas natalinas, que a fé é um elemento que permite a edificação da sociedade.

Na conferência de imprensa, o Patriarca comentou que "a fé, longe de nos afastar da vida pública, deveria nos envolver mais na edificação de nossas respectivas sociedades, já seja nos países árabes como em Israel".
 
Depois de fazer votos "por um ano de paz e prosperidade" em Israel, Palestina, Jordânia e Chipre, o Patriarca agradeceu ao Papa Bento XVI pela realização do Sínodo dos Bispos do Oriente Médio em outubro no Vaticano, no qual "pudemos pôr o dedo em nossas chagas e em nossos meios, mas também expressar nossas expectativas e esperanças".

Este Sínodo, disse, convidou "os cristãos do Oriente Médio a viver como bons crentes e cidadãos" envolvidos também no necessário diálogo inter-religioso que "não só deve dar-se entre os intelectuais mas também entre todas as classes da sociedade, para converter-se cada vez mais em um diálogo de vida".

Ao comentar que agora em dezembro o número de visitantes a Terra Santa poderia chegar a 3.4 milhões, o Arcebispo ressaltou que isto "reflete de modo significativo a dimensão universal de Jerusalém, de Belém, de Nazaré, e a boa acolhida aos peregrinos por parte de nosso povo e nossas igrejas".

Na parte final de sua mensagem o Patriarca recorda aos cristãos perseguidos no Iraque: "foi um golpe o massacre contra os cristãos em Bagdá, que infelizmente se acrescentam às milhares de vítimas do fundamentalismo e a violência".

Por sua parte, o Custódio franciscano da Terra Santa, Pe. Pierbattista Pizzaballa, assinala em sua mensagem pelo Natal que é necessário olhar para esta região "com os olhos de Deus e reconhecer nela o berço de um intuito universal de salvação no amor".

Ante a perseguição que os cristãos também enfrentam nesta região, o sacerdote disse que isto "nos recorda que depois de mais de dois mil ano as coisas não mudaram muito: os cristãos são uma minoria, sempre ameaçada, e entretanto presente e rica em fé".

Um sinal da esperança para os cristãos na Terra Santa, informa o L’Osservatore Romano, foi a recente inauguração da nova clínica do Hospital Caritas para Bebês, o hospital pediátrico da Caritas Belém. Neste evento estiveram presentes Dom Twal, o Pe. Pizzaballa, o Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, o Cardeal Kurt Koch e o Núncio na Terra Santa, Dom Antonio Franco.