Durante a homilia da Missa da Quarta-feira de Cinzas, celebrada na Casa das Irmãzinhas dos Idosos Desamparados, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, recordou que a Quaresma nos convida a “percorrer um caminho espiritual, que nos prepara a voltar a viver o grande mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo”.

O Cardeal exortou aos assistentes e aos peruanos a fazer tudo “por amor a Deus. Não porque pode  parecer bom para você ou para os  outros. Peça ao  Senhor um coração novo para amar de um modo novo. Comece assim a Quaresma, faça esse propósito”.

Na quarta-feira de Cinzas é um aviso de nossa vida que é passageira, mas também da dimensão eterna da mesma, a esse respeito o Cardeal Cipriani assinalou que “no cemitério encontramos gavetas de pó, mas sua alma, essa vida, é eterna. Por isso, viva com intensidade seu trabalho, sua família, seu descanso, e não esqueça que há outra dimensão eterna”.

Do mesmo modo, o Arcebispo ressaltou a necessidade de nossa proximidade e compreensão para com os idosos neste tempo de Quaresma “que se sintam compreendidos, ajudados; que não se vejam como um peso para a família ou a sociedade. Evite que vivam em uma situação de solidão pois aí se desanimam”.

De modo especial se dirigiu às Irmãzinhas dos Idosos Desamparados, destacando o trabalho que realizam no Peru há mais de um século. “O trabalho que realizam requer uma vocação muito especial, querida por Deus, porque fazem muitos idosos felizes. Por isso, diz o Papa: meditemos sobre quão importante é acompanhar com compreensão a estes irmãos. Isto nos leva a um conhecimento mais profundo de Cristo”, concluiu.