Luis Fernando Figari, Fundador do Sodalitium Christianae Vitae e das demais instituições que formam parte da Família Sodálite, convocou esta família espiritual a uma nova etapa em seu peregrinar após apresentar sua renúncia por motivos de saúde ao cargo de Superior Geral do Sodalitium.

No último dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, por ocasião dos 39 anos de fundação do Sodalitium e 25 do Movimento de Vida Cristã, Luis Fernando Figari fez o importante anúncio de que em breves dias, por motivos de saúde, deixaria o cargo de Superior Geral da Sociedade que fundou em 1971, e se dedicará inteiramente, na medida de suas possibilidades, às suas responsabilidades como Fundador da família espiritual sodálite.

Na mensagem que pronunciou, Figari assinalou: "Tenho a confiança posta em Deus que me leva a ver este novo período emoldurado em um horizonte de esperança, como o tempo de Advento que estamos vivendo, em que avançaremos acompanhados de Maria, nossa Mãe querida, ao encontro de novos tempos com visão de futuro. (...) Eu os exorto a aprofundarem em sua vocação sodálite, a serem fiéis e zelosos custódios de tudo quanto ela implica, a avançarem sempre pelo belo caminho que Deus põe para ser percorrido".

Segundo as Constituições do Sodalitium, o Vigário Geral, Eduardo Regal, assumirá interinamente a condução da Sociedade até que nas próximas semanas seja eleito um novo Superior Geral.

Luis Fernando Figari fundou o Sodalitium Christianae Vitae em 1971, momento que ele gosta de qualificar como "o batismo de uma busca". Anos depois, em 1985 fundou o Movimento de Vida Cristã (MVC). Em 1994 a Santa Sé aprovou o MVC como Associação de Direito Pontifício.

Em 1991 fundou a Fraternidade Mariana da Reconciliação, para mulheres que descobrem o chamado à vida consagrada laical. Em 1995 fundou a Irmandade Nossa Senhora da Reconciliação, dedicada a uma advocação muito ligada à espiritualidade sodálite; e em 1998 fundou outra associação religiosa para mulheres, as Servas do Plano de Deus.

Luis Fernando Figari foi nomeado no ano 2002 pelo Papa João Paulo II Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos. Por convite do Santo Padre Bento XVI participou dos Sínodos dos Bispos sobre a Eucaristia (2005) e sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja (2008); e em 2006 foi eleito para pronunciar as palavras conclusivas de agradecimento ao Santo Padre no Grande Encontro Mundial de Movimentos Eclesiásticos e Novas Comunidades com o Papa Bento XVI na Vigília de Pentecostes.

Em 2007 participou deste modo como um dos cinco representantes de movimentos eclesiásticos convidados na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida.

A Família Sodálite está integrada por milhares de pessoas, homens e mulheres de todas as idades, que compartilham a espiritualidade do Sodalício de Vida Cristã, e se encontra estendida pelos cinco continentes.