A Conferência Episcopal Colombiana (CEC), convidou os fiéis deste país a praticarem a solidariedade e a fraternidade neste Natal sendo solidários com os dois milhões de danificados pelas inundações e desmoronamentos, e orar pelas pessoas que permanecem seqüestradas.

Segundo informação oficial, as chuvas afetaram 696 municípios em todo o país, com mais de 400 estradas danificadas e mais de dois milhões de hectares alagados. Além disso o saldo de mortos é de 279 pessoas, dois milhões 121 mil danificados, 271 feridos, 62 desaparecidos, três mil moradias destruídas e mais de 300 mil imóveis danificados. Prevê-se que a reconstrução das zonas afetadas poderia tomar dez anos.

Ante esta situação, o texto assinado pelo Presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez, lamentou que sejam novamente os pobres e vulneráveis os mais afetados pelos embates da natureza.

Disse que ante esta situação, o Natal deve ser com maior força "a festa da esperança, da vida, da solidariedade, já que nos fala do mistério profundo de um menino envolto em fraldas, recostado em um presépio, em quem Deus assume todo o sofrimento e a pobreza humanas".

Em seu texto de 16 de dezembro, o Episcopado assegurou que o Natal será para as pessoas alojadas em albergues ou casas de amigos, "força e valor para iniciar os caminhos da reconstrução de seus projetos de vida pessoais e comunitários". Esta data, indicou, "nos traz a fraternidade porque graças a Jesus, o Deus do presépio, todos somos irmãos".

Por outra parte, a CEC pediu orar "pelos seqüestrados para que nunca percam a esperança e possam retornar o antes possível aos seus lares". Também convidou a orar para que os grupos armados descubram os caminhos da paz e para que as autoridades "dirijam o país através dos caminhos da justiça".

Finalmente, o Episcopado assegurou que implora "sobre todos vocês (…) a abundância das bênçãos divinas".