Ao presidir a oração do Ângelus dominical este meio-dia (hora local) na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI exortou aos fiéis neste Natal a olharem o futuro com coragem e confiança como São José, colocando-se totalmente nas mãos de Deus.

Em sua reflexão prévia à oração da oração Mariana, o Papa se referiu a São José, a quem o Evangelho de Mateus deste quarto domingo de Advento apresenta como “’homem justo’, fiel à lei de Deus, disponível a cumprir sua vontade”.

Por isso, José “entra no mistério da Encarnação logo que um anjo do Senhor, lhe aparecesse em sonhos e anunciasse: ‘José, filho e David, não temas tomar contigo a Maria, sua esposa. De fato o menino que foi engendrado nela vem do Espírito Santo, ela dará à luz um menino que chamará Jesus: que salvará o seu povo dos pecados’".

"Abandonada a idéia de repudiar em segredo a Maria, ele a toma consigo porque agora seus olhos vêem nela a obra de Deus”.

São José, explica o Santo Padre, atua como o anjo do Senhor lhe ordenou. Dando-lhe o nome de Jesus, assinalou Bento XVI, o Santo Custódio da Família de Nazaré “se coloca na esfera dos servidores humildes e fiéis, similar aos anjos e os profetas, similar aos mártires e os apóstolos, como cantam antigos hinos orientais”.

“São José anuncia os prodígios do Senhor, testemunhando a virgindade de Maria, a ação gratuita de Deus, e custodiando a vida terrestre do Messias”.

O Papa Bento XVI disse logo que “veneramos então o padre legal de Jesus, porque nele se perfila o homem novo, que olha com confiança e coragem ao futuro, não segue o próprio projeto, mas se confia totalmente à infinita misericórdia daquele que anunciam as profecias e abre o tempo de salvação”.

Depois de confiar ao Santo Custódio todos os sacerdotes da Igreja para que sejam como ele, entregues ao Senhor e reflexo de Cristo, o Papa fez votos para que com a Virgem Maria, “no Natal já próximo nossos olhos se abram e vejam Jesus e o coração se alegre deste admirável encontro de amor”.

Em sua saudação em espanhol, Bento XVI indicou que “na proximidade do Natal, eu os convido a dirigir sua oração humilde e confiante ao Menino Jesus, nascido da Santíssima Virgem, para que sua luz oriente suas vidas e os encha de seu amor e paz. Que impulsionados pela docilidade de nossa Mãe do Céu estejamos sempre dispostos a realizar em tudo a vontade do Senhor, que nos chama e conta com cada um de nós. Feliz domingo”.