Ao presidir a cerimônia da Quarta-feira de Cinzas na Catedral Metropolitana, o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, fez um chamado a viver intensamente “a conversão quaresmal” e a caridade especialmente com os idosos abandonados”.

Fazendo referência à mensagem do Papa João Paulo II para a Quaresma de 2005, o Cardeal explicou que “os adultos mais idosos nesta cidade são cada vez mais  numerosos e as condições de vida de muitos deles nos exigem uma verdadeira conversão”, e acrescentou que nesta Quaresma “o próximo tem um rosto coletivo: a multidão de idosos sozinhos, abandonados, muitas vezes pobres e marginalizados”.

O Arcebispo ressaltou que “a conversão quaresmal nos apresenta como um chamado de João Paulo II a ter na vida cotidiana gestos de encontro com os idosos, sinais de abertura para que eles não vivam marginalizados mas sejam parte da vida familiar e comunitária”.

Acompanhado por mais de dez sacerdotes, o Cardeal recordou que esta celebração é um chamado à reflexão e à conversão, onde se recorda que “somos pó e ao pó tornaremos”.

“Isto que vamos receber significa nos encontrar primeiro com Deus, mas que também seja para nos encontrar com os mais necessitados, sobretudo com nossos idosos que estão abandonados”, acrescentou.

Por outro lado, o Cardeal reafirmou a importância de abandonar as aparentes seguranças que “nos atam e nos impedem de olhar para frente em nossa vida”.

O Santo Padre–concluiu–, “quis que este ano percorramos este caminho como membros da comunidade eclesiástica, em famílias, escolas e paróquias, junto com os idosos”.