Ao receber esta manhã os líderes da Federação Luterana Mundial, o Papa Bento XVI animou católicos e luteranos a levarem a luz de Cristo a toda a sociedade, e a trabalhar pela unidade dos cristãos.

Em seu discurso este meio-dia ao bispo Munib A. Younan e ao reverendo Martin Junge, recentemente escolhidos Presidente e Secretário Geral da Federação Luterana Mundial, em visita oficial em Roma, o Santo Padre destacou os "numerosos frutos significativos produzidos nas décadas de discussões bilaterais" entre católicos e luteranos.

"Com a ajuda de Deus se obteve pouco a pouco e com paciência eliminar barreiras e fomentar vínculos visíveis de unidade por meio do diálogo teológico e a cooperação prática, especialmente no nível das comunidades locais".

Depois de recordar que no ano passado se comemorou o 10° aniversário da assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, Bento XVI destacou que este "supôs um passo significativo com o passar do difícil caminho para o restabelecimento da plena unidade entre os cristãos e um estímulo para continuar o debate ecumênico".

"Nestes anos prévios à celebração do quinto centenário dos acontecimentos de 1517, os católicos e os luteranos estão chamados a refletir uma vez mais sobre onde nos conduziu a viagem para a unidade e para implorar a guia do Senhor e a ajuda para o futuro".

O Papa Bento XVI expressou sua alegria porque "a Comissão Internacional Luterana-católica Romana sobre a Unidade está preparando um texto conjunto que documenta o que os luteranos e os católicos são capazes de afirmar juntos neste momento com respeito às nossas relações mais estreitas após quase cinco séculos de separação".

Com o fim de esclarecer ainda mais a compreensão da Igreja, que é o tema principal do diálogo ecumênico atual, a Comissão está estudando o tema: "Batismo e crescimento da comunhão eclesiástica".

Finalmente o Papa expressou sua esperança em que "estas atividades ecumênicas proporcionem novas oportunidades para que aumente o testemunho do Evangelho dos católicos e luteranos, assim como seus esforços para levar a luz de Cristo a todas as dimensões da sociedade".