O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, convidou aos comunicadores para ouvir deus no silêncio para assim converter os meios em autênticos portadores do Evangelho.

"Só no silêncio se assumem de maneira mais consciente as próprias opções; no silêncio se escuta a voz de Deus. Assim poderemos ser autênticos portadores de sua Palavra", assegurou o Prelado em sua mensagem de 12 de dezembro aos comunicadores sociais da América Latina, com motivo da festa de Nossa Senhora do Guadalupe.

Dom Celli disse que "possivelmente este é um conselho difícil de seguir neste momento de bombardeio informativo, de exigências pastorais, de agitação nas famílias, em nossos meios de comunicação e paróquias".

Por isso exortou a dedicar tempo ao Senhor durante o Advento porque "o que podemos dar de substancioso, se nossa vida vai ficando repleta apenas de palavras repetidas, com escassa profundidade e apenas algo de conteúdo?".

A autoridade vaticana recordou que ser autênticos discípulos de Cristo implica um encontro com Ele, que é pessoal e também comunitário, "se dá na solidão e no silêncio, mas também de maneira privilegiada nas celebrações litúrgicas e na vida de família. Alimenta-se no diálogo e na oração comunitária, (...) culmina na ação e no serviço".

Por isso insistiu na necessidade de "viver tempos e espaços de silêncio durante estes dias do Advento, para escutar a voz de Jesus que nos fala com coração. (...) Ponhamos um dique à inundação de afazeres e ruídos que tantas vezes nos arrastam sem freio".

Dom Celli pediu à Virgem do Guadalupe, Padroeira da Rede Informática da Igreja na América Latina, que "nos alcance de Deus o dom do silêncio interior (...) para que Ele faça frutificar nossas palavras, textos, imagens e notas musicais portadoras da Boa Nova".