O Papa Bento XVI visitará a Alemanha pela terceira vez em seu Pontificado de 22 a 25 de setembro do próximo ano. Com esta visita, anunciada pela Conferência Episcopal Alemã e a Rádio Vaticano, serão quatro as viagens apostólicas internacionais do Santo Padre em 2011.

O Santo Padre visitará a Croácia nos dias 4 e 5 de junho. Aqui se deterá na Catedral de Zagreb para rezar sobre a tumba do Beato Aloisio Stepinac, cabeça da Igreja Católica na Croácia durante o difícil período da Segunda guerra mundial e a posterior ditadura comunista que governou a Iugoslávia.

Em agosto irá a Madrid para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o destino mais importante dos jovens católicos para no próximo ano. Esta será a terceira ocasião em que Bento XVI se encontre com a juventude católica de todo o planeta, depois de ter presidido a JMJ de Colônia (Alemanha) em 2005 e Sidney (Austrália) em 2008.

O Papa visitará Madrid entre os dias 18 e 21 de agosto para reunir-se com milhares de jovens sob o lema "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" (São Paulo).

De 22 a 25 de setembro estará na Alemanha em sua primeira visita de estado.

O presidente alemão Christian Wulff afirmou à imprensa que será uma "grande alegria" recebê-lo em sua visita de três dias a Berlim, Friburgo e Erfurt.

"A visita do Santo Padre representará um momento importante na vida de nosso país e de nossa Igreja", declarou Dom Robert Zollitsch, Arcebispo de Berlim.

Do 18 a 20 de novembro, o Papa fará sua última viagem apostólica do ano e visitará Benin, na África. A viagem forma parte das celebrações jubilares pelo 150 aniversário da evangelização do país africano e durante sua estadia entregará aos bispos africanos a Exortação Apostólica fruto do Sínodo Especial para a África, desenvolvido no Vaticano em outubro de 2009.

Viagens na Itália

A agenda do Papa Bento XVI para o ano 2011 também inclui quatro viagens pastorais dentro da Itália. O 7 e 8 de maio visitará Aquilea e Veneza, ao sudeste da Itália.

Poucas semanas depois, no dia 19 de junho irá à diocese de San Marino-montefreltro. O Bispo local, Dom Luigi Negri sublinhou que o Pontífice encontrará "uma Igreja que está fazendo um caminho significativo para preparar a tradição de um povo cristão" e de uma sociedade que vive um momento difícil.

Bento XVI também participará da jornada de clausura do 25º Congresso Eucarístico Nacional que se celebrará na cidade italiana de Ancona, no dia 11 de setembro, sobre o tema "Senhor, a quem iremos? A Eucaristia para a vida cotidiana".

Finalmente, em 9 de outubro o Papa visitará a região da Calábria, ao sul da Itália. Dom Luigi Antonio Cantafora, bispo nesta região italiana, expressou seu entusiasmo pela visita papal e explicou que "os fiéis esperam um estímulo para fazer frente aos numerosos problemas que afligem a terra da Calábria".