O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Ricardo Ezzati Andrello, até agora Arcebispo de Concepción, como novo Arcebispo de Santiago no Chile. Este Prelado que acaba de ser eleito há poucos dias como Presidente da Conferência Episcopal deste país sucede assim ao Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, cuja renúncia ao cargo foi aceita por atingir o limite de idade.

Até que Dom Ezzati assuma a nova Arquidiocese encomendada pelo Santo Padre, o Cardeal Errázuriz será o Administrador Apostólico de Santiago.

Conforme informa a Conferência Episcopal do Chile, Dom Ezzati Andrello nasceu na Campiglia dei Berici (Vicenza, Itália), em 7 de janeiro de 1942. Cursou o ensino básico na Escola Comunal de seu povo e o ensino médio no Colégio Salesiano de Penango (Asti, Itália).

Em 1959 chegou ao Chile e ingressou no Noviciado da Congregação Salesiana, localizado-se no Quilpué. Ali, em 31 de janeiro de 1961 emitiu a primeira profissão como religioso salesiano. Estudou Filosofia e Pedagogia no Instituto da Congregação, afiliado à Universidade Católica do Valparaíso. Desde 1964 a 1966 ensinou no Liceu Camilo Ortúzar Montt, de Santiago.

Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e recebeu o título de Licenciado em Sagrada Teologia. Posteriormente estudou na Universidade de Estrasburgo, França, onde obteve o título de mestre em Pedagogia Religiosa. Em 30 de dezembro de 1966 emitiu a Profissão perpétua como religioso salesiano, e em 18 de março de 1970 foi ordenado sacerdote.

Em 28 de junho de 1996, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Valdivia. Recebeu a ordenação episcopal em 8 de setembro do mesmo ano. Adotou como lema episcopal "Para evangelizar".
Em 10 de julho de 2001 foi designado Bispo Auxiliar de Santiago e Administrador Apostólico de Valdivia.

Em 24 de abril de 2006, a Presidenta da República, a solicitude do Congresso Nacional, promulgou a Lei N.º 20.100 que outorgou a nacionalidade chilena por graça especial. Foi nomeado Arcebispo de Concepción pelo Papa Bento XVI em 27 de dezembro de 2006. Em 29 de junho de 2007 recebeu o pálio Arcebispal de mãos do Santo Padre. Ele participou da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e o Caribe em Aparecida, no Brasil, em 2007.
Entre 2009 e 2010 foi um dos cinco bispos encarregados da Visita Apostólica à Legião de Cristo.