O Cardeal Velasio de Paolis, Delegado Pontifício da Legião de Cristo, exortou os membros desta congregação e do movimento Regnum Christi, seu ramo laical, a viver a liberdade e o discernimento para aderir-se à vontade de Deus no processo de renovação do instituto, concretamente com a revisão de suas Constituições.

Em uma carta titulada "Chamados a olhar ao alto", com data de 10 de dezembro, o Cardeal assinala que o trabalho de revisão das Constituições, texto fundamental da congregação, "exige liberdade interior e discernimento, para dar a própria adesão à vontade divina. Não são as idéias de um ou de outro as que devem prevalecer ou alcançar o êxito".

Neste processo "trata-se de ficar à escutar da vontade divina, na escola da Igreja, para reler corretamente a história do Instituto e da própria vocação, para escolher o melhor segundo o intuito de Deus".

O Cardeal assinala que no Natal, contempla-se a Jesus "que nos acompanha" e que "nos salva libertando-nos das más raízes que ainda há em nós e nos doa a vida nova de filhos de Deus".

Depois de agradecer a quem colabora neste processo de renovação da Legião de Cristo, o Delegado se dirige de maneira particular aos "que souberam comprometer-se para fazer crescer o clima de fraternidade e de confiança, oferecendo, ali onde tenha sido necessário, o perdão, como filhos de Deus que imitam o seu Pai celestial".

O Cardeal se refere logo à importante tarefa da revisão das Constituições, que constitui "um trabalho de extrema importância, ao qual todos estão chamados a participar ativamente, segundo as próprias possibilidades e o próprio papel".

"Dessa comissão formarão parte não só o Delegado Pontifício, como Presidente, mas também dois de seus conselheiros, peritos em vida consagrada (o Pe. Gianfranco Ghirlanda e o Pe. Agostino Montan). O resultado depende da colaboração de todos, e será certificado por um capítulo geral extraordinário e logo pela aprovação da Santa Sé".

Logo depois de apresentar a Santa Maria como modelo de obediência, liberdade interior e adesão a Deus, o Cardeal de Paolis indica que "o Senhor entrará em nós para tomar posse de nossa vida, na medida em que encontre abertas as portas de nosso coração".

Finalmente, destaca que "assim será instaurado o Reino de Cristo em nosso coração e na vida da Legião, que será verdadeiramente dessa maneira a Legião de Cristo. Desejo-lhes todo o bem no Senhor e os abençôo a todos e a cada um, unidos na oração junto ao altar do Senhor".