O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, convidou os venezuelanos a serem neste Natal construtores da paz sendo solidários com os quase cem mil danificados pelas chuvas em todo o território nacional.

Em sua mensagem de Natal publicado no dia 12 de dezembro, o Cardeal alentou os católicos a que não se deixem levar pela ira, pela violência, pelo ódio, pelo egoísmo ou pela indiferença; porque trabalhar pela paz implica ser solidários e ajudar efetivamente os danificados pelas chuvas.

O Arcebispo advertiu que logo após a primeira etapa da emergência se deve seguir apoiando porque "será preciso realizar um grande trabalho de reconstrução das zonas afetadas e resolver os problemas de alimentação, moradia e vialidade".

O Cardeal Urosa indicou que trabalhar pela paz também compromete a erradicar a violência, que se manifesta em uma delinqüência agressiva, assassina e cruel. O prelado pediu "que se pratique e promova a convivência, a tolerância, o respeito aos demais, o perdão, o rechaço ao ódio e ao rancor".

"Como construtores da paz estamos chamados à promoção e à defesa da pessoa humana, da vida, dos direitos humanos que a todos pertencem e que estão consagrados na Constituição", afirmou.

O Cardeal recordou que o Estado tem o mandato constitucional "de garantir nossa segurança pessoal e patrimonial", mas esclareceu que a "obrigação de trabalhar pela paz e lutar contra a violência incumbe a todos os cristãos independentemente de sua simpatia política".