Com o propósito de destacar a centralidade de Jesus no Natal, junto da representação do mistério do Nascimento do Salvador, o Santuário Mariano de Fátima terá este ano um novo presépio. O presbitério da Igreja da Santíssima Trindade será enriquecido com um presépio propositadamente criado para aquele espaço.

Encomendado há cerca de um ano à escultora Clara Menéres, trata-se de uma obra de grandes dimensões - 5m de altura por 4,60m de largura - realizada num conjunto de materiais modernos, que aliam à técnica da modelação a criação multimídia.

As figuras de Maria, de José e do Menino Jesus estarão enquadradas por uma estrutura de luz que, durante o ciclo do Natal, chamará a atenção para o fato de os cristãos considerarem Cristo como a Luz do mundo.
Toda a obra foi desenvolvida sob a coordenação da autora Clara Menéres, no seu ateliê em S. Sebastião, no concelho de Mafra, num trabalho que contou com a colaboração de vários especialistas em diversas áreas artísticas como a escultura, arquitetura e multimídia.

Clara Menéres é a autora do arranjo artístico operado no ano 2000 no túmulo da Beata Jacinta Marto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Santuário. Ela possui uma diversificada obra de escultura, da qual fazem parte vários presépios, entre eles o que também nesse ano 2000 criou para a cidade de Lisboa.

O programa celebrativo para o tempo de Natal, segundo informa a Sala de Imprensa do Santuário será o seguinte:

VIGÍLIA NATALÍCIA
24 de Dezembro
22:15 - Ensaio e Ofício de Leitura, na Ig. SS.ma Trindade.
23:00 - Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Ig. SS.ma Trindade.
Neste dia não há Rosário às 21:30.

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
25 de Dezembro
Programa de Domingo
Missas do dia com osculação do Menino Jesus.
SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

26 de Dezembro
Programa de Domingo.
11:00 - Missa, na Ig. SS.ma Trindade, com consagração das famílias.
VIGÍLIA DE ORAÇÃO E CONVÍVIO
31 de Dezembro
22:00 - Missa com Te Deum de Ação de Graças, na Ig. SS.ma Trindade.
- Procissão para a Capelinha e recitação do Rosário.
Ano Novo
00:00 - Toque do carrilhão, consagração ao Imac. Coração de Maria e gesto da Paz.
- Chá-convívio no Convívio Santo Agostinho.