A agência vaticana Fides comunicou que desconhecidos assassinaram o sacerdote missionário polonês Miroslaw Karczewski, de 45 anos de idade, o passado 6 de dezembro pela tarde em sua casa paroquial na localidade do Santo Domingo de los Colorados.

Este sacerdote foi assassinado na casa paroquial de Santo Antonio de Pádua, em Santo Domingo de Los Colorados (Equador), no norte do país, a 300 quilômetros da capital Quito. Ele formava parte da província polonesa dos Irmãos Menores e há cinco anos trabalhava na mencionada paróquia.

Fides relata que o sacerdote devia celebrar a Missa às 7:00 p.m., mas não apareceu, por isso os paroquianos foram buscá-lo em sua casa e o encontraram morto. O Pe. Juan Luna, responsável pelos franciscanos no Equador, declarou que o sacerdote tinha cortes no pescoço e em outras partes do corpo.

Aparentemente o Pe. Mirek estava sozinho quando abriu a casa paroquial aos seus agressores. Depois de tê-lo assassinado, golpeando-o com um crucifixo, os delinqüentes roubaram um telefone celular e o computador do sacerdote.

A polícia local informou que este presbítero tinha sido assaltado no ano passado em sua própria casa e viu a cara dos criminosos que o ameaçaram de morte caso ele os denunciasse.

Frei Miroslaw pertencia à Província de São Maximiliano Kolbe (Polônia - Danzica). Nasceu em 1965 na localidade de Polczyn Zdrój, foi ordenado sacerdote em 1993 em Koszalin. Depois de sua ordenação, trabalhou durante dois anos no convento de São Maximiliano em Gdynia.

Em 1995 partiu para o Equador. Ele era o guardião do convento de Santo Antonio de Papua em Santo Domingo de los Colorados.