O Embaixador da Colômbia ante a Santa Sé, César Mauricio Velásquez, assinalou que o Papa Bento XVI se solidarizou com as vítimas do gigantesco desabamento de terra ocorrida no último dia 5 de dezembro na localidade de Bello (perto de Medellín) e exortou à solidariedade para os danificados pelas chuvas que afetam 80 por cento do país.

De visita este domingo na localidade de Bello, perto de Medellín, Velásquez assinalou aos jornalistas que "o Papa animou à Rede Cáritas Internacional para que ajude os danificados, e em concreto aos familiares das vítimas mortais de Bello. A Cáritas é a maior rede com a qual a Igreja no mundo conta para atender tragédias".

O Santo Padre "une-se à dor das vítimas do inverno (chuvas torrenciais) na Colômbia, em especial das vítimas e familiares da tragédia em Bello".

Bento XVI reza "pelas crianças que morreram sepultadas nesta avalanche, e por suas famílias, para que recebam o consolo e a fortaleza divina".

Velásquez se declarou "impressionado" pela magnitude da tragédia, e também pela organização e determinação dos organismos de resgate em seus trabalhos, que qualificou de "exemplares".

Até o momento os grupos de socorro recuperaram 62 corpos e conseguiram remover 70 por cento da terra da avalanche.