O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba Villota, expressou hoje sua alegria pelo anúncio feito pela guerrilha das FARC de liberar em breve a cinco pessoas que mantêm seqüestradas.

As FARC anunciaram esta quarta-feira 8 de dezembro a liberarão de cinco pessoas, três militares e dois civis. Diversos meios locais sustentam que os próximos liberados seriam o major da polícia Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, o infante de Marinha Henry López Martínez, e os presidentes das câmaras de vereadores municipais de San José de Guaviare, Marcos Vaquero, e de Garzón Huila, Armando Acuña.

Em declarações difundidas pela página Web do Episcopado colombiano, Dom Córdoba indicou que "a Igreja sempre se alegra com a liberdade das pessoas. É motivo de alegria e de dar gloria a Deus. Se o Presidente nos convocar e nos pedir algum tipo de participação estamos dispostos a dá-la. Estamos sempre dispostos a servir na causa dos colombianos por um bem humanitário, não por outra razão".

O Bispo manifestou sua esperança que estas liberações se constituam em ponto de chegada para "um diálogo onde todos os colombianos tenham a possibilidade de caber neste país, onde todos tenham oportunidades e não haja ninguém seqüestrado".

Também se referiu ao comunicado do Exército de Liberação Nacional (ELN), no qual essa guerrilha propõe pactuar um cessar fogo e hostilidades de maneira bilateral, para dar prioridade à atenção ao mais de milhão e meio de danificados pelas chuvas torrenciais que afetam 80 por cento do país.

"Estas tréguas devem ser em todo momento, mas muito mais em momentos de dificuldade como este inverno, quando sofrem as pessoas. Oxalá essa trégua seja definitiva para que tenhamos paz", indicou.