Um grupo de 26 líderes religiosos nos Estados Unidos, representantes de um amplo setor da população, expressaram seu apoio ao matrimônio natural conformado por um homem e uma mulher, através de uma carta aberta titulada "O Amparo do Matrimônio: Um compromisso compartilhado".

Líderes anglicanos, batistas, católicos, evangélicos, judeus, luteranos, sikhs, entre outros, assinam este compromisso divulgado esta segunda-feira que assinala: "o matrimônio é a permanente e fiel união de um homem e uma mulher. Como tal, o matrimônio é a base natural da família. O matrimônio é uma instituição fundamental orientada ao bem de toda a sociedade, não só das comunidades religiosas".

O novo Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) e assinante do compromisso, Dom Timothy Doam, assinalou a respeito que "o amplo consenso refletido nesta carta é claro: a lei do matrimônio não deve ser se relaciona com a imposição da religião a ninguém, mas com o amparo do bem comum para todos".

O também Arcebispo de Nova Iorque indicou que "as pessoas de qualquer credo ou sem ele podem reconhecer que quando uma lei define que o matrimônio se dá entre um homem e uma mulher, vincula legalmente um pai e uma mãe respectivamente com o outro e a seus filhos, reforçando esta célula básica da sociedade humana".

"Este é momento para defender o matrimônio e seu significado imutável. Esperamos que esta carta alente justamente isso", concluiu.

O compromisso pode ler-se (em inglês) em: www.usccb.org/defenseofmarriage/shared-commitment