A Praça de São Pedro contará nos dias de Advento e Natal com uma imponente árvore de Natal vinda dos Alpes italianos, na região do Alto Adige, sub Tirol.

Este abeto de 34 metros de altura, 94 anos de idade e cinco mil quilogramas já foi localizado no centro da Praça, junto ao Obelisco e ao tradicional Presépio que ainda está em fase construção. A árvore procede da localidade de Luson, um pequeno povoado da província de Bolzano, capital da região italiana do Alto Adige (sub Tirol) de língua alemã.

Conforme informou o L’Osservatore Romano, a árvore será decorada com umas três mil bolas de cor Plata e ouro, assim como mil e 500 lâmpadas amarelas e brancas de maior eficiência em relação à iluminação tradicional, em termos de consumo e de manutenção.

A árvore será adornada com grinaldas em toda sua longitude, e como toque especial terá na cúpula uma grande estrela luminosa.

A decoração natalina será inaugurada na tarde da sexta-feira 17 de dezembro pelo Presidente da Governadoria da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo.

A tradição de decorar a Praça de São Pedro por Natal começou, no ano 1982 por iniciativa do Papa João Paulo II.

A prefeitura de Luson também doou cinqüenta árvores de menor tamanho para decorar as habitações e salas do Vaticano.