O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, pediu continuar os gestos solidários com os danificados pelas chuvas, que ademais da Colômbia também atingem a Venezuela porque "a crescente gravidade da situação reclama um maior esforço da parte de todos".

Em um comunicado, o Cardeal se referiu às chuvas que desde setembro caem em diferentes parte da Venezuela e que já afetaram mais de cem mil pessoas.

"Reiteramos nossa solidariedade com os danificados, assim como nosso chamado, feito público em repetidas ocasiões através de diversos meios de comunicação social, a ativar a caridade efetiva e concreta a favor das vítimas deste imprevisto fenômeno natural", expressou um comunicado do Arcebispado de Caracas.

O Arcebispado agradeceu o trabalho do Governo e instituições privadas pela solidariedade mostrada, mas indicou que a magnitude da tragédia "reclama um maior esforço" para resolver o grave problema "de alimentação, moradia e transporte".

"Esta é a hora da solidariedade com todos os afetados sem distinção. Os recursos do Governo Nacional devem chegar a todas as regiões golpeadas pelas chuvas, independentemente da legítima parcialidade política dos respectivos governadores ou prefeitos", expressou.

O comunicado respaldou o trabalho desenvolvido pela Igreja em Caracas e convidou os fiéis a levarem sua ajuda diretamente ou através da Cáritas, que se encarregou de canalizar a coleta realizada nas paróquias da capital nos dias 2 e 3 de outubro.