Ao expressar sua dor pelo gigantesco alude ocorrido na localidade de Bello (Colômbia) que até o momento deixou 17 mortos e mais de 100 desaparecidos, o Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo, disse que este tipo de desastres convidam os colombianos a serem solidários e "pôr nossa confiança em Deus que nos dá fortaleza mesmo nas provas mais difíceis".

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa em espanhol, o Prelado, que desde o primeiro momento da tragédia assistiu de maneira concreta os afetados, manifestou ter "um sentimento de dor, de consternação ao ver o sofrimento de tantas pessoas".

Ao referir-se à forte temporada de chuvas que afeta mais de 80 por cento do território colombiano, e que deixou quase um milhão e meio de danificados, o Arcebispo comentou que "é necessário partir com a solidariedade em ajuda de todos os danificados da temporada de forte de chuvas que tivemos na Colômbia e especialmente (na região de) Antioquia".

"Não resta outra coisa que entregar a Deus todas estas realidades sabendo que Ele sabe tirar coisas boas mesmo de momentos tão dolorosos e de provas tão difíceis de suportar e de entender", acrescentou.

O Arcebispo de Medellín disse a seguir que "estes acontecimentos em parte são induzidos porque os camponeses que ali viviam tinham sido deslocados de suas terras por causa da violência e tinham que assentar-se no lugar que restava, um lugar geologicamente instável, um lugar onde não tiveram as ajudas para um desenvolvimento urbanístico adequado".

Dom Tobón explicou que a Igreja está acompanhando os afetados pela desgraça dando- lhes hospedagem na casa paroquial e mantimentos graças ao banco de mantimentos da arquidiocese.

Finalmente, o Arcebispo destacou como meio de prevenção a necessidade de um planejamento em nível municipal correspondente às necessidades das pessoas, às urgências das moradias de hoje para que não se apresentem estas situações tão dolorosas.