Ao aproximar-se a celebração do Natal, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, expôs a necessidade de que a opinião pública tome consciência sobre o respeito pela vida nascente ante a grave ameaça do aborto.

Em seu editorial do último número de "Octava Dies", o semanário do Centro Televisivo Vaticano, e depois da vigília pela Vida Nascente que o Papa Bento XVI presidiu o passado 27 de novembro, o sacerdote recorda que "rezar e comprometer-se a favor da vida nascente é o convite que nos dirigiu o Papa na vigília do primeiro domingo deste Advento, tempo de espera e de conversão para preparar-nos a celebrar, uma vez mais, o acontecimento desconcertante e extraordinário do nascimento do Filho de Deus entre nós: Deus que se faz carne, Deus no ventre de uma mãe, Deus menino, Deus próximo".

"Como dizer-nos a nós mesmos com maior força que nossa dignidade é altíssima e que devemos ser amados, respeitados e protegidos a partir do momento em que começamos a formar-nos no ventre de nossas mães?", perguntava o Pe. Lombardi.

"Nunca fomos simplesmente ‘um grumo de material biológico’ -acrescenta-. Sempre fomos, desde o começo, um projeto concreto que ia se desenvolvendo para a inteligência, a liberdade e o amor, aberto ao verdadeiro, ao belo, ao bom, ao infinito. Um projeto que, à sua vez, só pode nascer de um manancial misteriosamente grande, capaz de dar origem e convidar a uma relação concreta de amor".

Para ilustrar esta realidade o Pe. Lombardi convida a redescobrir "o sorriso das crianças, quando vêm à luz. Sorriso contagioso, que convida a amar e a dar graças ante a maravilha de um dom maior que nós mesmos".

O Papa Bento XVI adverte que "infelizmente, mesmo depois de nascer, a vida das crianças segue sendo exposta ao abandono, à fome, à miséria, à enfermidade, aos abusos, à violência, à exploração".

E por isso se apela à responsabilidade de todos e de cada um: "respeite, defenda, ame e sirva a vida, toda vida humana!".

"Que mundo encontra Jesus ao nascer?", pergunta o porta-voz ao concluir. "Que mundo preparamos para cada criança? Devemos amar a vida para que cada criança possa agradecer sua vinda ao mundo e aprender a amar sua vida, os demais... e amar a Deus".