Miriam Fernández nasceu com paralisia cerebral e usa um andador para caminhar. Sua mãe adolescente ignorou a proposta de realizar um aborto e optou por entregá-la em adoção. Aos seus 20 anos de idade Fernández é talvez a cantora e compositora juvenil mais querida da Espanha e usa seu talento para defender a vida e transmitir uma mensagem de fé: "Deus não manda nada que não possamos suportar".

Em uma entrevista concedida ao jornal La Razón, Miriam revelou a origem de sua impressionante fortaleza e embora já tenha sido caluniado por causa do seu firme compromisso com a defesa da vida, ela assegura que "se uma mulher grávida escutar minhas canções e elas lhe dão esperança e isso salva a seu filho, todas as críticas terão sido irrelevantes para mim".

"Em minha vida passei momentos duros, como a morte do meu pai, a do meu irmão. São momentos de perguntar a Deus ‘por quê?’Mas ao final de todas as escuridões sempre vi luz, vi que tudo serve de algo, que Deus não manda nada que não possamos suportar", assegura Miriam.

Quase dois anos depois de ganhar o reality show "Tu si que vales" (Você sim tem valor) do canal Telecinco, Miriam pôde finalmente cumprir o sonho de sua vida: gravar "Dançando sob a chuva", um disco no que interpreta apenas canções de sua autoria que já estão à venda no Itunes e em numerosas livrarias espanholas.

"Todos temos dons para servir os outros. Em meu disco em canto: ‘sempre há algo melhor por chegar’. Há momentos em que digo ‘Deus, este assunto eu o ponho em suas mãos’, e isso me dá força. Deus está aí, não quer nada mal para ninguém. Nesta sociedade, e nestes tempos, deve-se seguir acreditando", sustenta Miriam.

A jovem Miriam se diz católica e elogia a formação que recebeu em colégios religiosos. Foi criada no seio de uma família numerosa que a apoiou em todos os sentidos. "Os médicos diziam que aos 15 anos não caminharia, só me arrastaria, mas hoje caminho com ajuda de um andador", explica ela e agradece a sua mãe biológica por defender sua vida.

"A música foi minha salvação em uma infância dura, quando outras crianças riam de mim. Segui cantando e vi que não é o mesmo cantar por cantar, que fazê-lo sabendo que assim ajudamos os demais", sustenta.

Em sua carreira de cantora, Miriam enfrenta algumas dificuldades mediáticas por apoiar as campanhas pró-vida do Foro da Família, como "comentários negativos às minhas canções nas redes sociais. ‘Não deveria ter uma posição tão firme”, dizem-me. Mas defender a vida é uma questão humana, não política. Digo ‘não ao aborto’, mais ainda, digo ‘sim à vida”. Isso fechará para mim algumas portas, mas possivelmente abra outras", confia.