Ao presidir a oração do Ângelus dominical este meio-dia (hora local) na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI alentou os presentes a acolherem a Cristo como a Virgem Maria: com fé, alegria e disponibilidade para que Ele possa habitar na vida de todo cristão.

Em suas palavras antes da oração mariana, o Santo Padre assinalou que o Evangelho de hoje apresenta a figura do João Batista, que anuncia a iminente vinda do Messias, do Sol de Justiça sobre quem "repousará o Espírito do Senhor, espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor".

"No Advento –continuou o Papa– estamos chamados a escutar a voz de Deus, que ressoa no deserto do mundo através das Sagradas Escrituras, especialmente quando são pregadas com a força do Espírito Santo".

Seguidamente explicou que "de fato, a fé se fortalece quanto mais se deixa iluminar pela Palavra divina" e ressaltou que "o modelo de escuta é a Virgem Maria".

"Contemplando na Mãe de Deus uma existência totalmente modelada pela Palavra, descobrimo-nos também chamados a entrar no mistério da fé, mediante a qual Cristo deve morar em nossa vida".

"Todo cristão que crie, recorda-nos São Ambrosio, em um certo sentido concebe e gera o Verbo de Deus", disse o Papa citando uma passagem de sua exortação apostólica Verbum Domini sobre as Sagradas Escrituras.

Depois de recordar com palavras do teólogo Romano Guardini que "a decisão da fé consiste em acolher Aquele se aproxima", o Papa concluiu suas palavras pedindo à Virgem Maria, a quem a Igreja celebra este 8 de dezembro como a Imaculada Conceição, "que nos sustente neste caminho espiritual, para acolher com fé e amor a vinda do Senhor".

Em sua saudação em espanhol o Papa convidou “a todos a preparar interiormente o Natal mediante a conversão do coração, que nos permita acolher a vinda do Jesus com os sentimentos de gozo, disponibilidade e fé da Maria”.
“Que Ela nos acompanhe neste caminho. Feliz domingo", concluiu.