A série de meditações que o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap., tradicionalmente faz na presença do Papa Bento XVI durante as sextas-feiras do Tempo do Advento começou ontem, às 9h (hora local) na Capela Redemptoris Mater. O tema escolhido para este ano é "Coragem! Eu venci o mundo" (João 16, 33) – para uma re-evangelização do mundo secularizado.

Segundo o portal Canção Nova Notícias, o objetivo principal é ser um contributo de reflexão e encorajamento na esteira da criação do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desejado pelo próprio Papa Bento XVI. Serão tratados principalmente alguns dos obstáculos de fundo da cultura moderna para o acolhimento da mensagem cristã, especialmente o cientificismo, o racionalismo e o secularismo. Como resposta de fé a cada um desses temas, se terá presente a contribuição oferecida pelo novo Beato John Henry Newman, cuja cerimônia de beatificação foi presidida pelo próprio Pontífice durante sua visita ao Reino Unido.

"A re-evangelização do mundo ocidental – direi em uma das minhas pregações – passa pela recuperação do sentido do sagrado em um sociedade secularizada, marcada pelo desencanto da ciência e da técnica", explica frei Raniero Cantalamessa em declarações reunidas pelo Canção Nova Notícias.

Ele explica que distingue fortemente em suas reflexões o cientificismo da ciência, o secularismo da secularidade, o racionalismo da racionalidade.

"Como todos os 'ismos', indicam o excesso ou a distorção de um valor positivo. São um obstáculo à evangelização porque, com diz o Papa no Motu Proprio Ubicumque et semper, [...] tornam 'refratárias' as populações dos Países de antiga tradição cristã a acolher hoje a mensagem do Evangelho".