O Secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS/Cáritas Colombiana) invoca a solidariedade para as milhares de famílias afetadas, que somam já mais de um milhão de danificados, pelas intensas chuvas que açoitam ao país, pois a emergência segue crescendo.

O Arcebispo de Bogotá, Dom Jesus Rubén Salazar Gómez, recordou que SNPS/Cáritas Colombiana apoiou solicitudes de ajuda de emergência, abrigando ao redor de 2250 famílias, um total de 11 300 pessoas. Para estas pessoas foram dados apoios com mantimentos, brigadas de saúde, material de asseio pessoal, entre outros.

Para receber doações econômicas, SNPS/Cáritas Colombiana abriu a Conta Corrente Nº 081-36689-0 no Banco de Bogotá, em nome do Secretariado Nacional de Pastoral Social (Nit 860.039.273-3).

O valor arrecadado será destinado a brindar kits de asseio e de hábitat, e também apoio para a pronta recuperação.

As fortes chuvas produto do fenômeno La Niña, afetam 80 por cento do território colombiano, prejudicando mais sensivelmente as famílias em condição de pobreza.

Fontes oficiais assinalam que dos 1 120 municípios existentes no país, 553 foram afetados e mais de 1.600 moradias foram destruídas, já seja diretamente pelas chuvas ou pelos deslizamentos de terras que estas produzem.